Três jeitos fáceis de tomar decisões difíceis

Três jeitos fáceis de tomar decisões difíceis

 

como-compreender-homens

Escolher nunca é fácil – para cada escolha que fazemos, várias outras alternativas possíveis são descartadas. E se alguma daquelas que abandonamos fosse realmente uma escolha melhor?

Como ninguém tem bola de cristal para prever o futuro, pra  te ajudar a tomar decisões mais conscientes, hoje eu vou te ensinar uma forma bem fácil de organizar seus pensamentos e opções para tomar as melhores decisões possíveis.

O primeiro passo é listar todas as suas opções, assumindo que os demais fatores são iguais. Por exemplo, se você estiver decidindo entre dois trabalhos, imagine que ambos oferecem um ótimo salário, estão à mesma distância de sua casa, o ambiente é igualmente harmonioso, mesmo que isso não seja lá muito realista. O objetivo não é encontrar a opção mais prática, mas discernir a sua preferência. Escreva o maior número de possibilidades que você conseguir imaginar, enumerando-as – 1., 2., 3., ….

O segundo passo é se perguntar – entre as opções 1 e 2 qual você prefere? Circule sua preferência e continue, incluindo, a cada vez, uma nova opção. Supondo que você prefira a opção 1, sua nova pergunta é – entre 1 e 3 qual é melhor? Supondo que agora a resposta seja 3, sua próxima pergunta é – e entre 3 e 4? Se você escolher a 3, e entre 3 e 5? Continue até que todas as opções tenham sido comparadas com a seguinte.

Depois analise seu resultado. A essa altura você já tem uma opção definida ou está na dúvida entre duas ou três na pior das hipóteses. Se estiver em dúvida entre duas possibilidades, por exemplo, é hora de listar todas as vantagens e desvantagens de cada uma. Qual delas é mais vantajosa para você neste momento?

Além disso, quero compartilhar uma palestra TED rápida, mas super interessante da filósofa Ruth Chang “Como fazer Escolhas Difíceis”. Para ela, grandes decisões podem ser agonizantemente difíceis porque nós pensamos nelas de maneira errada. Ruth oferece uma estrutura poderosa para dar forma a quem realmente somos. “É aqui, no espaço das escolhas difíceis, que temos o poder de criar razões para nós mesmos para nos tornarmos as pessoas diferentes que somos. E é por isso que escolhas difíceis não são uma maldição, mas sim uma dádiva.” Vale a pena assistir, neste link Como Fazer Escolhas Difíceis

Por último, quero te falar da Jornada Reinvente Sua Vida, um evento online e gratuito, que começa na próxima 3ª. Feira, dia 22. São três videoaulas, cada uma acompanhada de um roteiro de aplicação prática,  um webinário para esclarecer dúvidas e muito material de apoio para te ajudar a fazer de 2017 um ano extraordinário. Se você ainda não fez a sua inscrição, clique aqui Jornada Reinvente Sua Vida. Garanto que você vai adorar.

Por fim, deixo para você esse infográfico da Transformação. Considere como um aquecimento para a Jornada que começa semana que vem. Um abraço forte. Te encontro lá.

Reinvente-se (4)

A Fórmula do Amor – Como atrair o Amor para sua vida

Recomendamos Também