Burnout: 10 formas de evitar o esgotamento físico e mental

 

esgotamento nervoso

Você dormiu cedo e devia estar descansada. Mas no momento que põe os pés no chão, tudo que mais quer é voltar para a cama. O dia mal começa e você já está exausta e apática. Se pudesse, fugiria agora mesmo para um lugar onde ninguém pudesse te alcançar, onde celulares fossem proibidos e você finalmente ficasse só.

Parece familiar?

Os níveis de stress exigiram tanto que seu corpo finalmente se revoltou. Saiba que o stress  rouba anos de nossas vidas e pode destruir saúde, felicidade e relacionamentos.

A Síndrome de Burnout é também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional. Ocorre por causa do trabalho, do estudo ou do stress da vida pessoal.

O esgotamento é progressivo. Inicia com necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz; descaso com as necessidades pessoais como  comer, dormir;  isolamento e recusa à socialização; mau humor; vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;  indiferença, desesperança, exaustão  e , finalmente, o  colapso físico e mental.

Sintomas comuns são enxaqueca, tonturas, tremores, insônia, oscilações do humor e dificuldade de concentração. Pode haver sinais de depressão – desinteresse, apatia, falta de motivação, baixa energia física -, baixa resistência a infecções, tendência a procrastinar (adiar tarefas importantes) e procurar fuga na comida, álcool ou drogas.

Quem tem a vida cheia de conflitos, obrigações, desafios, com pouco tempo para recuperar-se e recarregar as energias tem mais propensão ao esgotamento.

O stress no trabalho pode ocorrer quando a pessoa não se sente reconhecida; o trabalho exige demais (ou é muito pouco interessante); sente-se pressionada a trabalhar longas horas ou o ambiente de trabalho é caótico e estressante.

Na vida pessoal, o stress é comum quando alguém desempenha muitas obrigações ou atividades, passa por uma fase difícil (morte de um parente, doença na família), ou sente que não tem ajuda ou nem tempo de socializar e relaxar.

Se você reconheceu alguns dos sintomas em você ou numa pessoa querida, haja imediatamente. Sem ação, a situação só tende a piorar.

Algumas maneiras de se proteger contra o esgotamento físico e mental são:

 

  1. Pare de tentar ser um superhomem ou uma supermulher.

Seja realista sobre as coisas e tarefas que podem ser feitas em um período limitado de tempo. Não leve trabalho para casa, tire férias regulamentares, descanse nos fins de semana.

 

  1. Considere mudar de trabalho:

Se você detesta seu trabalho e se sente constantemente desmotivado, não espere até estar deprimido demais para procurar outra ocupação. Não abandone o emprego de impulso, mas vá sondando outras possibilidades e avise a seus amigos e contatos que você deseja encontrar novas oportunidades na carreira.

 

  1. Mude o trabalhe que já tem:

Determine a principal fonte de stress no seu trabalho e tente mudá-la. Qualquer mudança, por menor que seja, pode fazer com que você se sinta melhor.

 

  1. Cuide-se com carinho:

Faça atividade física para aliviar o stress, mude hábitos alimentares pouco saudáveis, mantenha-se hidratado, respeite suas horas de sono.

 

  1. Peça ajuda quando se sentir sobrecarregado.

Não espere que as outras pessoas percebam a sua carga de atividades; pedir ajuda não é sinal de fraqueza ou preguiça. É sinal de bom senso.

 

  1. Equilibre-se em todas as áreas da vida:

Tente encontrar o equilíbrio entre trabalho, relacionamentos, diversão e descanso.

 

  1. Livre-se da tecnologia:

Ao chegar em casa, afaste-se do computador, tablet ou smartphone. Relaxe, leia um livro, converse com um amigo, tome um longo banho, escreva no seu diário.

 

  1. Tente substituir os pensamentos negativos e destrutivos por outros positivos.

Faça uma caminhada, concentre-se em algo criativo, distraia-se.

 

  1. Aprenda a meditar.

A meditação clareia a mente, reduz o ritmo dos pensamentos, controla a ansiedade, além de aumentar a sensação de bem estar. 10 minutos ao dia são suficientes para você perceber a diferença.

 

  1. Converse com você mesmo:

Por que você está permitindo que isso ocorra? Por que aceita um trabalho que detesta? Por que aceita ser sobrecarregado? Por que você sente tanta necessidade de parecer perfeito? O que você pode fazer hoje, por menor que possa parecer, para mudar essa situação?

 

Nada na vida pessoal ou professional vale o sacrifício de sua saúde mental.

Cuide bem de você mesmo para ser capaz de cuidar dos outros.

Conheça os e-books para download gratuito

Como Encontrar o Amor na Maturidade

Melhores lugares para conhecer homens interessantes

Fórmula do Amor – Você, Pronta para ser Feliz

30 dias para atrair e conquistar o homem dos seus sonhos

#30diasparaconquistarumhomem

#30diasparaconquistarumhomem

Recomendamos Também