3 razões para terminar o relacionamento

3 razões para terminar o relacionamento

Você já se sentiu paralisada sem saber se tem razões para  terminar um relacionamento? Você está  arrependida, em dúvida se cometeu um erro em terminar um relacionamento?

Algumas pessoas terminam os relacionamentos rápido demais, ao sinal do primeiro conflito. Não esperam ter razões suficientes para terminar um relacionamento. Frequentemente  culpam o parceiro por sua infelicidade. É  possível que levem  esses modelos doentios com eles  e recriem os mesmos problemas nos próximos relacionamentos.

Terminar um relacionamento exige cuidado, consideração e auto questionamento.  Mas existem alguns sinais claros de que é hora de terminar a relação. Alguns são:

I – ABUSO

Se você está numa relação fisicamente abusiva é preciso terminar o relacionamento. Mesmo se seu parceiro concordar em obter ajuda psicológica, é preciso partir, pelo menos  até que a mudança de fato ocorra. Será difícil, mas é a decisão certa a tomar.

Mesmo se seu parceiro apenas ameaça o abuso físico ( e não o comete), deixe-o.  Ameaças são potencialmente perigosas e emocionalmente abusivas. Não se permita ser manipulada.

Quando  o  parceiro é constantemente abusivo, seja verbalmente ou emocionalmente, este é outro sinal para terminar o relacionamento. O abuso verbal pode destruir sua auto-estima, com efeitos severos no seu corpo e mente.

É essencial que você compreenda que não tem controle sobre o comportamento do parceiro abusivo. Você NÃO é a causa, você só sofre as conseqüências.

II – DESORDEM DE PERSONALIDADE

Se o companheiro tiver um desvio de personalidade (  personalidade narcísica,  desordem de personalidade limítrofe, bipolaridade, etc)   e não estiver sob  ajuda psicológica, você pode ter que terminar o relacionamento.  É  muito doloroso  conviver e ser alvo do comportamento de  alguém psicologicamente perturbado.

Muitos não sabem no que consiste uma desordem de personalidade, mesmo quando  expostos a alguns dos comportamentos de alerta. O doente tem  alto nível de conflito , com comportamentos comuns, como a tendência a idealizar e depois criticá-la, projetar suas emoções em você, embaraçá-la, tirar vantagem, fazer exigências e mentir para você.

As desordens de personalidade podem ser tratadas  ou amenizadas com muito trabalho interno, mas é  muito auto destrutivo sentir que você precisa esperar que o outro melhore a si mesmo para que a relação funcione. Você não merece ficar esperando de mãos atadas enquanto o outro provoca destruição emocional a sua volta.

III – VÍCIOS

Se seu parceiro é alcoólatra, viciado em drogas, jogos, sexo, compras ou qualquer outra coisa que esteja causando a ele, a você e à relação prejuízo, você pode ter que terminar o relacionamento, especialmente se ele não estiver sob apoio psicológico.

Seu parceiro pode ser capaz de lidar com o vício, mas não é a hora certa para investir em um relacionamento. Para superar um vício, ele precisa se dedicar seriamente ao desenvolvimento pessoal , o que  pode ser uma batalha enorme. Ele não terá energia suficiente para se dedicar ao relacionamento e a você ou dividirá sua atenção, prejudicando a um ou a outro.

Estas  são algumas das mais comuns razões para terminar um relacionamento. Outra razão comum ( e muito importante) é quando você não se sente mais conectada na relação. Pode não ser abuso, mas é preciso partir.

Por exemplo, se você estiver interessada no desenvolvimento pessoal e o seu parceiro não tem interesse em mudanças, haverá uma colisão de interesses que, em algum ponto vai separá-los.

Terminar um relacionamento não é fácil. Pergunte a si mesma : “ As razões para terminar o relacionamento são um ato de cuidado comigo mesma? Existe mais para eu aprender neste relacionamento ou crescerei e viverei de uma forma mais plena e autônoma fora dele?”  Se você for honesta consigo mesmo, encontrará as respostas a suas perguntas.

Conheça os e-books para download gratuito

Como Encontrar o Amor na Maturidade

Melhores lugares para conhecer homens interessantes

Fórmula do Amor – Você, Pronta para ser Feliz

Recomendamos Também