10 maneiras de aumentar sua autoconfiança HOJE ( atualizado)

 

Autoconfiança

Independentemente de quão cheio esteja seu tanque de autoestima, sempre é possível aumentar a autoconfiança.
Nada é mais importante do que a maneira como cada um sente e percebe a si mesmo.  Podemos ser nossos maiores amigos ou inimigos, porque a forma como vemos e tratamos a nós mesmos determina a maneira com a qual o mundo nos percebe e nos trata.

Quem tem alta autoestima e confiança em si apresenta maior estabilidade emocional; sente-se mais merecedor de boas coisas da vida;  vive com mais motivação e se sabota menos. A pessoa atrai amigos, colegas de trabalho, amores. E, por tudo isso, é muito mais feliz.

A boa notícia é que autoconfiança não é como cabelos cacheados ou olhos azuis – uma característica com a qual você nasce ou não. Pelo contrário, todo bebê é confiante o suficiente para arriscar os primeiros passos, sem medo dos tombos ou balbuciar as primeiras palavras. Com o tempo, conforme vamos interpretando o mundo à nossa volta ( ou aceitando passivamente a interpretação que outras pessoas fazem do mundo), perdemos a confiança em uma ou mais áreas da vida.

Se um dia deixamos que a autoestima fosse destruída, podemos fazer com que seja reconstruída gradativamente, com pequenas atitudes diárias.

Quer saber como aumentar sua autoconfiança hoje? Seguem algumas técnicas simples que, transformadas em hábito, levarão sua autoconfiança às alturas.

1 – Interrompa a voz negativa, crítica, na sua mente:

Todos têm um crítico interno, desagradável e destrutivo. É a voz do pensamento que diz que você é menos competente que seu colega de trabalho; menos bonita que sua amiga; não merecedora do amor, é preguiçosa; faz tudo errado… Você não precisa mais aceitar tanta negatividade. Sempre que perceber esse tipo de pensamentos, diga: ” PARE. NÃO QUERO VOCÊ AQUI “. Escolha pensar em algo mais construtivo como onde irá depois do trabalho, planejar o que fazer no fim de semana ou o que vai dizer para a amiga que te pediu ajuda.

Com ou sem ninguém, você é única e especial

Uma das razões por que a autoconfiança diminui é o término de relacionamentos amorosos

 

2 – Faça pequenos intervalos diários para reconhecer o seu valor:

Dois minutos são suficientes para esta prática simples e divertida. Procure um lugar tranqüilo, respire fundo, relaxe e se pergunte: “Quais são três elogios que eu posso fazer a mim  hoje?” Pode ser coisas simples: minhas plantas estão lindas porque cuido bem delas; fiz um relatório muito bom; escutei minha amiga desabafar; subi as escadas em vez de usar o elevador.

Imagine tirar 2 minutos do seu dia durante um mês: não vai atrapalhar sua agenda e fará uma enorme diferença para a sua autoestima. Crie um diário para essa atividade e no final do mês ficará orgulhosa com tanta coisa boa que você é capaz de fazer.

3 – Faça a coisa certa :

Quando você faz algo que acredita ser o certo, sente-se bem consigo mesmo. Não precisa ser nada grande: você dominou a preguiça e foi para a hidroginástica;  interrompeu pensamentos negativos, trocando-o por outros mais construtivos; ouviu sua filha, com compreensão e empatia, sem julgamentos.

Não é uma tarefa fácil, nos perdemos ao longo do dia. Uma dica para criar o hábito é fazer, propositadamente, algumas coisas corretas logo cedo: cumprimentar alguém com um sorriso ou tomar um café da manhã saudável. Isto vai te inspirar a mais atitudes como essas durante o resto do dia.

Sorria e seja mais confiante

O sorriso é capaz de aumentar sua autoconfiança em até 30%, de acordo com algumas pesquisas

4 – Não tenha medo de fracassar ou de passar vergonha:

Você é adulta, não tem que provar nada a ninguém. Errar é normal. O perfeccionismo pode ser paralisante : por medo do resultado ser abaixo da sua expectativa, você não faz nada. E porque vive adiando os projetos, suas opiniões sobre si mesma vão ficando cada vez mais negativas. Aja, faça. Errou? Pergunte-se o que você pode aprender com a experiência e siga adiante.

7 dicas para você se amar mais

5 – Seja gentil com os outros, tire o foco de si:

Centrados em nós mesmos, tendemos a achar que todos vão nos julgar. Quando você é gentil com o outro, sente-se melhor consigo mesma. E a maneira como você trata as pessoas determina a maneira como elas te tratarão.

Olhe nos olhos quando alguém falar com você, seja gentil no trânsito, segure a porta para o próximo passante, motive alguém, ouça as pessoas de coração aberto, sem pensar em como vai respondê-las. Da próxima vez que sair, observe as pessoas à sua volta. Cada um é único, tem suas próprias histórias, alegrias e frustrações. Não é necessário receio de julgamentos.

22 coisas para lembrar quando a baixa autoestima atacar

6 – Dê um passo para fora de sua zona de conforto, faça algo novo:

Quando você se desafia, mesmo com pequenas tarefas, sente orgulho de si. Faça isso com freqüência. Não espere nenhuma performance especial, apenas proponha-se a tentar algo diferente. A cada vez que fizer isso, sentira mais confiança.

O que fazer quando tudo parece dar errado

7 – Pare de se comparar com os outros :

Sua vida nunca será vencedora, comparada às dos outros. Sempre haverá alguém que tem um carro maior ou é melhor em algo. Em tempos de facebook, sempre alguém vai postar uma foto de uma viagem mais interessante ou de uma família mais feliz. O problema é que você está comparando o palco do outro com os seus bastidores. Na intimidade, todos nós temos altos e baixos que nem sempre deixamos visíveis aos olhos alheios. Compare-se com você mesma, concentre-se na diferença de como era e como está agora. Os resultados vão te motivar a fazer mais e aumentar sua autoestima.

5 dicas para resgatar sua autoconfiança

8 – Faça as pazes com você :

Você não é seu passado ou os diplomas na sua parede. Sem depender da aprovação dos outros, você tira a sua felicidade da mão deles. Você é muito mais que tudo isso. Perdoe seus erros passados e siga em frente: era o melhor que você poderia fazer naquela situação. Hoje, com seu conhecimento, você não agiria mais da mesma forma.

Aumente a sua autoconfiança

Você nasceu confiante e serena. Está na hora de reconstruir isso.

9 – Passe mais tempo com pessoas positivas e afaste-se das destrutivas: e

Escolha passar menos tempo com pessoas grosseiras, que te puxam para baixo ou que não se interessam por seus sonhos. Escolha relacionar-se com aquelas que te ouvem, compreendem, apóiam.

Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive

10 – Aja como se tivesse toda a autoconfiança do mundo.

Observe as pessoas que você admira pela autoconfiança. Como elas agem? Como elas se relacionam com os outros? Comece a imitar sua postura ereta, o aperto de mão firme e o que mais você perceber. Os itens anteriores são mudanças de dentro para fora. Aqui você vai agir de fora para dentro e, quando menos perceber, estará verdadeiramente sentindo o que a princípio era só uma imitação.

Sua linguagem corporal molda quem você é ( vídeo TED talk)

 

Essas dicas modificaram a minha vida para muito melhor. Espero que façam o mesmo por você.

Conheça os e-books para download gratuito

Como Encontrar o Amor na Maturidade

Melhores lugares para conhecer homens interessantes

Fórmula do Amor – Você, Pronta para ser Feliz

]

Recomendamos Também