10 coisas para fazer quando tudo parece dar errado

10 coisas para fazer quando tudo parece dar errado

Naqueles dias (talvez semanas e meses) quando tudo parece dar errado e a única vontade é de desistir, sempre ajuda pensar que:

  1. O amanhã é sempre um novo dia: quando talvez você terá mais sorte ou será mais fácil perceber o quanto tudo na vida, alegrias e fracassos,  é temporário e impermanente.
  2. Ninguém se importa muito com o que você faz: se estiver preocupado com o que os outros vão pensar ou dizer sobre o que aconteceu, saiba que, apesar de você ser o personagem principal da sua vida, não o é da vida deles. Cada um tem seus próprios desafios a enfrentar para se concentrar muito no que acontece com você.
  3. O que está indo bem na sua vida? Não se perca em autocríticas destrutivas. Lembre-se que sempre há algo de positivo, ainda que pequeno, acontecendo Agradeça por ter um lar, comida na mesa ou quem te ame, por exemplo.
  4. Críticas e ataques verbais destrutivos podem não ter nada a ver com você: muitas vezes a crítica serve de aprendizado. Em outras, tem muito mais a ver com quem ataca. Nunca se sabe o que acontece de verdade na vida do outro. Talvez ele próprio esteja enfrentando um mau dia ou esteja com problemas no trabalho ou casamento, por exemplo.  Você pode representar apenas uma válvula de escape para a frustração do outro.
  5. Peça ajuda: não se sinta solitário ou abandonado. Surpreenda-se como as pessoas que gostam de você podem ajudar, com conselhos  ou atitudes. Ou encontre um grupo de pessoas, no ambiente real ou virtual, que esteja passando pelos mesmos desafios e aprenda com eles. Procure uma terapia, se achar necessário. Sempre há como contar com o apoio de alguém.
  6. Isto ainda será importante daqui a um ano? Quando sentir que seu mundo está desabando, pare e pense na repercussão que o problema vai ter, digamos, um ano a partir de hoje. Ampliar a perspectiva relaxa e nos faz lembrar como a maior parte dos problemas é pontual e impermanente.
  7. Você já superou dificuldades até maiores que essa no passado: não perca a confiança em si mesmo. Lembre-se de todos os desafios que já superou na vida. Quem sabe você até encontra alguma solução do passado que possa ser adaptada para o problema atual?
  8. Fracassos podem ocultar grandes oportunidades: erros e fracassos podem levar a grandes transformações se você não se deixar paralisar pela negatividade do momento. Pergunte-se sobre o que pode aprender com o que está acontecendo e como evitar que o mesmo se repita no futuro.
  9. Concentre-se mais no como  e menos nos por quês: Processar o que ocorreu é importante, mas assim que isso tiver compreendido, concentre-se na solução. Culpar a si mesmo ou aos outros é perda de tempo e esforço. Encontre pequenos passos práticos que possam melhorar a situação. Isso fará com que você se sinta mais confiante e menos sufocado pela paralisia.
  10. E sempre noite antes da manhã seguinte: no fundo do poço tem sempre uma mola: chega um momento quando as coisas só podem melhorar. Se você se recusar a desistir e começar a agir, algo bom sempre acaba por acontecer. Faz parte do equilíbrio natural da vida.

Conheça os e-books para download gratuito

Como Encontrar o Amor na Maturidade

Melhores lugares para conhecer homens interessantes

Fórmula do Amor – Você, Pronta para ser Feliz

Recomendamos Também